domingo, 22 de junho de 2008

Curiosidades sobre cobra

As cobras mudam de pele todos os meses ou de dois em dois meses, quando crescem, quando a pele está velha e muito repuxada e quando está arranhada e gasta. Durante esta muda, isolam-se e mexem-se pouco.

Uma substância oleosa expande-se entre a velha pele, que se torna seca, mole e tenra e a nova pele que está por baixo. Para descolar a pele velha, a cobra esfrega a cabeça contra um objecto rugoso.

As cobras matam as suas presas de duas maneiras: algumas espécies, como as víboras, utilizam veneno – mordem a presa com os dentes aguçados e injectam o veneno. Outras espécies, como as jibóias, estrangulam as presas enroscando parte do seu corpo à volta delas.
Um dos factores para definir a perigosidade das mordeduras é a quantidade de veneno que a cobra consegue inocular nas suas presas. Quantidades que podem ser fatais para presas de pequeno porte, não causam mais do que uma inflamação em animais maiores ou mais resistentes.


Anualmente um milhão de pessoas são mordidas por cobras e serpentes das quais 30 000 a 40 000 dessas pessoas morrem em consequência das mordeduras e do seu veneno injectado.
Uma dose de veneno da cobra-capelo é suficiente para matar 10 homens.
A víbora-da-areia da Europa tem à frente dos olhos uns orifícios que não são mais que canais de percepção no escuro. Estes canais servem para localizar animais de sangue quente ( através da temperatura corporal ) durante a noite ou que se encontrem escondidos em buracos ou debaixo do solo.
A cobra-rateira é a maior da Península Ibérica e pode atingir 2 m de comprimento.
A pitão pode atingir 4 m.

Nenhum comentário: